domingo, 23 de junho de 2013

A Arquitetura Islâmica

Fala galera, tudo bom?

Estou aqui outra vez, para abordar um pouquinho mais sobre a Arte Islâmica, hoje especialmente sobre a Arquitetura desse povo riquíssimo. 

Antes de mais nada, recebi alguns e-mails de pessoas me parabenizando e me dizendo que amaram meu blog e tals, mas também recebi algumas críticas, e uma delas muito pertinente, indagando-me sobre o fato de terem espalhado por aí que fiquei noivo de uma moça, quando ela tinha 06 anos de idade, a Aicha, sabem quem é né?! Minha esposa amada, que Deus a tenha. NÃO! Isso é fofoca, boato, prato cheio para Ofuxico e derivados (sem ressentimentos hein pessoal). Ela na verdade tinha 12 anos. Idade totalmente aceitável para noivar. Leia os contos oficiais de contos de fadas e você verá como é normal essa tenra idade das princesas.

Voltando... Decidi focar na arquitetura, pois foi onde nosso povo mais se destacou. Foram construídos inúmeros palácios e mesquitas. A principal característica  arquitetônica  são as  numerosas colunas  esguias, os  arcos  em ferradura, cúpulas, decoradas por mosaicos e arabescos. Para você ter uma ideia de como sou abençoado, esses palácios foram inspirados na minha casa ;) Ok.


A construção foi concebida pelos Árabes inserida no espaço circundante, assim também se encontravam dispostas as tendas dos beduínos.
No entanto, a arquitetura sagrada não manteve a simplicidade e a rusticidade dos materiais da minha casa (sim, eles foram além *--*) sendo exemplo disso as obras dos primeiros califas: Basora e Kufa, no lraque, a Cúpula da Roca, em Jerusalém, e a Grande Mesquita de Damasco. Contudo, persistiu a preocupação com a preservação de certas formas geométricas, como o quadrado e o cubo. O geômetra era tão importante quanto o arquiteto. Na realidade, era ele quem realmente projetava o edifício, enquanto o segundo controlava sua realização.
A cúpula de pendentes, que permite cobrir o quadrado com um círculo, foi um dos sistemas mais utilizados na construção de mesquitas, embora não tenha existido um modelo comum. As numerosas variações locais mantiveram a distribuição dos ambientes, mas nem sempre conservaram sua forma. As mesquitas transferiram depois parte de suas funções aos edifícios públicos: por exemplo, as escolas de teologia, semelhantes àquelas na forma.

As famosas mesquitas  foram construídas entre os séculos Vl e Vlll, e eram de: uma planta quadrangular, com um pátio voltado para o sul e duas galerias com teto de palha e colunas de tronco de palmeira. A área de oração era coberta, enquanto no pátio estavam as fontes para as abluções. A minha casa era local de reuniões para oração, centro político, hospital e refúgio para os mais pobres.Essas funções foram herdadas pelas simpáticas mesquitas e alguns edifícios públicos.



Essa arquitetura prioriza as cores, a cerâmica (de uma importância absurda para nossa arte), os mosaicos, os azulejos, e principalmente os detalhes. Por nossa arquitetura ser bem cuidadosa, detalhista e harmoniosa em cores e luzes, ela transmite grandiosidade, inteligência e bom gosto.

Outros itens da arquitetura Islâmica que posso destacar para vocês são os mausoléus e as casas dos emires. Um mausoléu, para os desavisadinhos, é uma tumba enorme e imponente que abriga uma figura importante que morre. Ou até pode servir como um grande complexo para várias tumbas. Eles podem também servir de templos (lindos por sinal) ou edifícios. Um exemplo de um Mausoléu é o Taj Mahal (aquele lugar sim é lindo pra se morar).
É esse logo abaixo, (esse aqui ó \/)
                                                         

As "casas" dos emires constituíram uma arquitetura de segunda classe em relação às mesquitas. Seus palácios eram planejados num estilo semelhante, pensados como um microcosmo e constituíam o habitat privativo do governante. Exemplo disso é o Alhambra, em Granada. De planta quadrangular e cercado de muralhas sólidas, o palácio tinha aspecto de fortaleza, embora se comunicasse com a mesquita por meio de pátios e jardins.
Esse abaixo é o Alhambra, visto por dentro. *---*


Por hoje é só galerinha! Espero que tenham curtido. Beijão no coração de vocês. Fiquem com Allah, e comam coisas saudáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário